Santa Casa de São Carlos realiza retirada de coração para transplante

Revelando São Carlos, 17 de junho de 2015

Um acontecimento muito importante na saúde marcou essa quarta-feira (17) em São Carlos. O médico do Incor, Ronaldo Onorato, desceu no aeroporto “Mario Pereira Lopes” e foi até a Santa Casa para retirar os órgãos de uma pessoa que teve morte cerebral. O primeiro caso em São Carlos.

O doador foi um homem de 31 anos  que era do interior da Bahia e havia se mudado para São Carlos há dois meses. No último sábado (13), ele deu entrada em coma na Santa Casa e, no domingo (14), os médicos suspeitaram da morte cerebral. A família do rapaz  foi avisada sobre a doação e concordou, foram doados, o coração, o fígado, o pâncreas e os rins.

O coração foi doado para uma paciente de 35 anos  que está internada em estado grave na capital paulista necessitando do transplante.

O procedimento de remoção foi o primeiro envolvendo o órgão na cidade, a Cirurgia – contou com o apoio de equipes de Ribeirão Preto e do Incor – e teve início às 10h e o procedimento de retirada do coração foi finalizado sem intercorrências pouco depois, às 11h20. A partir daí, teve início a luta contra o relógio. “A gente tem quatro horas a partir do momento em que a gente tira do doador”, explicou o cirurgião Ronaldo Honorato.

Segundo informações de funcionários da Santa Casa, o momento foi único, indescritível a felicidade dentro do hospital, satisfação de poder salvar outras vidas foi um momento mágico.

O Serviço de Verificação de Óbito deverá apontar as causas da morte, mas, de acordo com Ivan Linjardi, coordenador do Grupo de Transplantes e Captação de Órgãos da Santa Casa, há a suspeita de falta de oxigênio que teria evoluído para morte encefálica.

“Correu tudo bem, dentro do que a gente planejou, e a gente deixa um recado de agradecimento a toda a equipe da UTI da Santa Casa, equipe de enfermagem, equipe médica, mas principalmente à família. Só a autorização familiar que torna possível esse momento de doação”, disse Linjardi.

O corpo foi encaminhado para a família no interior da Bahia onde será o sepultamento.

Um despertar - Logo - Santa Casa de São Carlos

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>