​​Câmara ​dos Deputados aprova ​garantia dos direitos dos pacientes renais crônicos

Na sexta-feira, dia 20 de maio, a Câmara Federal representada pela Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o Projeto de Lei número 155 de 2015. O projeto foi proposto pela deputada catarinense Carmen Zanotto (PPS) e propõe a garantia ao paciente real crônico tratamento similar ao destinado às pessoas com deficiência.
Após a aprovação, o projeto seguiu para análise da Comissão de Finanças e Tributação e depois para a Coordenação de Comissões Permanentes. O projeto não exige votação no plenário da Câmara dos Deputados e, na sequência, seguirá para o Senado Federal.
​O projeto foi originalmente proposto, em outra legislatura, pelo deputado piauiense Jesus Rodrigues Alves
​ (PT) ​e ao final da aprovação foi comemorado pela parlamentar Carmen Zanotto:  “​e​stou entusiasmada com essa aprovação, espero que no Senado a matéria conte com a mesma celeridade e prioridade que pudemos obter na Câmara. Quem se beneficiará com a desejada aprovação final do projeto serão milhares de brasileiros que sofrem de doenças renais existente no Brasil”​.

​Segundo a proposição, o paciente ​transplantado renal deverá ter sua condição de eventual deficiência revista por profissional competente e ter a sua condição de pessoa com deficiência validada ​- ​com o propósito de ser ​abraçado
pela ​legislação.

“Atualmente, os pacientes renais crônicos possuem todos os benefícios legais assegurados às pessoas com doenças graves, mas essa nova conquista é também muito importante”​ – concluiu ​Carmen Zanotto.
Hoje, segundo dados atualizados, dez milhões de brasileiros sofrem ​com algum tipo de disfunção renal​; desses aproximadamente 100 mil ​estão em condições crônicas e, por isso, dependentes de diálise (tratamento em que o paciente fica conectado a uma máquina para filtrar o sangue até três vezes por semana, quatro horas a cada dia​)​.
​Leia o Projeto de Lei e a justificativa na íntegra clicando Aqui
​Fonte: www.umdespertar​.com.br

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>