Palmas recebe com carinho obra “Um despertar”

No sábado, dia 26 de setembro de 2015, a obra “Um despertar: os bastidores de um transplante” foi lançada no estado do Tocantins. A editora Eureka! escolheu com sabedoria o momento ideal para a investida, qual seja, durante o 9° Salão do Livro de Tocantins.

No espaço Café Literário um dos autores da obra, o iguaçuense Harry Takahide Daijó, apresentou o livro para uma plateia atenta e especialmente curiosa com os procedimentos relacionados ao transplante de órgãos. O livro, em resumo, relata as alegrias e tristezas que o seu irmão, Hedryk, passou ao se sujeitar a dois transplantes de rim.

A apresentação durou meia hora e contou com a apresentação de três vídeos especiais. O primeiro apresenta Hedryk (personagem principal e co-autor do livro) falando emocionadamente sobre a morte. Não conseguindo conter as lágrimas, ele fala da morte envolto em um misto de respeito e preocupação. No segundo e mais intrigante vídeo da apresentação, Hedryk faz um agradecimento especial em plena UTI (Unidade de Terapia Intensiva). As palavras do recém-transplantado são fortes e muito emocionantes. Ditas de maneira atabalhoada – uma vez que ele ainda estava sob o efeito parcial da anestesia – a declaração de amor à família vem à tona. No terceiro vídeo o alívio: depois de vários dias internado Hedryk aparece saindo do hospital onde ele sofreu a intervenção cirúrgica. O sorriso no rosto do jovem diz tudo.

“Quem veio nos prestigiar nesse lançamento e gostou do que viu… certamente também irá se encantar com o livro” – disse Harry. Ele explicou a metodologia adotada durante a produção do material. “Eu montei uma pauta (para termos uma ideia de começo, meio e fim). Na sequência essa pauta deu origem a mais de 100 perguntas. Esses vídeos foram realizados durante essas entrevistas. Tentei traduzir em texto toda essa emoção que vocês acabaram de ver na telona” – concluiu Harry.

O 9° Salão do Livro do Tocantins foi realizado entre os dias 19 e 27 de outubro, recebeu mais de 350 mil visitantes e movimentou, financeiramente, quase 8 milhões de reais; consagrando-se com um dos mais importantes eventos do gênero na região norte do país. Para o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, foi um evento muito especial. “Para nós isso é fabuloso, é magnífico e representa o quanto as pessoas do Tocantins almejavam o retorno de um evento que reúne educação, cultura e manifestações artísticas” – afirmou o secretário.

09---26.09.2015---9°-Salão-do-Livro-de-Tocantins

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>