APAR/SC recomenda o livro “Um despertar”
A Associação dos Pacientes Renais, unidade de Florianópolis (SC) recebeu alguns exemplares do livro “Um despertar: os bastidores de um transplante”. Após análise, o material foi considerado adequado à leitura dos pacientes assistidos pela instituição.
A assistente social Jéssica Bieger parabenizou os autores do livro, Harry e Hedryk Daijó, pela iniciativa e expôs as necessidades e realizações da ONG nessa direção. “Lido diariamente com pacientes renais e, muitas vezes, não é fácil motivá-los a seguir em frente. Tudo se torna especialmente difícil quando a chance de realização do transplante é remota. Justamente por esse motivo criamos, dentro dos quadros da entidade, um Grupo de Suporte Psicossocial para que os pacientes, familiares, doares e transplantados troquem experiências e, com o gesto, troquem mais ‘vida’ entre si” – comentou.
Para Harry, receber a consideração especial de uma entidade como a APAR é de suma importância para o projeto. “Quando escrevemos o livro, nós imaginávamos atingir, justamente, as pessoas mais necessitadas dentro desse universo e carentes desse tipo de informação. Saber que o nosso livro está atingindo os pacientes, os doadores, familiares, amigos e profissionais da área da saúde nos reforça a sensação de dever cumprido” – disse Harry.
Já para Hedryk descobrir que os diretores da ONG também são transplantados eleva ainda mais o nível de comprometimento. “Esse projeto, de conscientização, é longo… trata-se de uma caminhada construída dia-a-dia, passo-a-passo. Ter a cumplicidade dos diretores da APAR-SC, que também são transplantados, comove e nos engaja ainda mais” – concluiu Hedryk (duas vezes transplantado renal).
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!