“Um despertar” na Rede Record (RIC TV)
A RIC TV de Curitiba e região metropolitana veiculou no dia 11 de maio, no programa Balanço Geral, uma matéria intitulada “Rapaz recebe transplante de órgão de familiares e escreve livro contanto sua história”. A reportagem apresentou a história de Hedryk, autor do livro “Um despertar: os bastidores de um transplante” e foi conduzida pela jornalista Tais Santana.
Durante pouco mais de 6 minutos o tema transplante renal, doação e o livro que surgiu dessa experiência recebeu destaque. Hedryk contou como e quando descobriu a doença (Rim Policístico Juvenil) que o conduziu ao primeiro transplante (realizado em 2007), o processo da rejeição e o novo transplante em 2011.
Já nos primeiros minutos da matéria, Hedryk, emocionado diz: “eu só posso agradecer à família que eu tenho, ao pai, à irmã, aos meus irmãos, à minha mãe… porque em um momento como essa é a única coisa que a gente pode contar… com o apoio da família”.
Harry, coautor do livro e companheiro do irmão durante os momentos mais difíceis e cruciais dessa jornada contou como o material foi redigido. “Quando recebemos a notícia de que o transplante seria inevitável nós buscamos conhecer mais a respeito do tema. Para nossa surpresa não existiam livros que retratassem esse bastidor. Aí a ideia ganhou força. Criamos um formato de entrevista, com muitas horas de gravação e essas impressões foram, depois, traduzidas em livro”.
A reportagem, que contou com as imagens do cinegrafista Nilson Machado, vai além e coloca frente a frente Hedryk e Odair – que doou recentemente um rim para um amigo, o Paulo. A ideia foi registrar o bate papo entre eles no momento em que Hedryk e o irmão Harry doam um exemplar do livro a esse novo e especial amigo.
Odair contou a alegria que sentiu ao saber que Paulo estava bem e que o rim, recém-doado, começou a funcionar imediatamente após o transplante. “Isso é uma espécie de Corrente do Bem. Hoje eu fiz o bem para o Paulo, amanhã ele poderá retribuir essa gentileza a outra pessoa. A gente não necessariamente doar um órgão para fazer o bem. Existem várias maneiras de ajudar as pessoas” – disse Odair.
“Todo dia ao acordar você tem um agradecimento especial a fazer: a Deus e à família” – concluiu Hedryk.
Veja a matéria completa clicando aqui: http://pr.ricmais.com.br/bg-curitiba/videos/rapaz-recebe-transplante-de-orgao-de-familiares-e-escreve-livro-contando-sua-historia/#.VzdvL9c6sFE.facebook
Os irmãos Hedryk e Harry agradecem publicamente a atenção sincera dos profissionais da RIC TV, em especial ao Sr. José Nascimento e à Sra. Ivete Azzolini os quais tão gentilmente os receberam nas dependências de emissora, entenderam o propósito do livro e levaram adiante a temática que culminou com essa matéria tão especial.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!