Morre o pioneiro dos transplantes, Prof. Dr. Emil Sabbaga

A Sociedade Brasileira de Nefrologia comunica com profundo pesar o falecimento de seu Ex-Presidente Prof. Dr. Emil Sabbaga.

Dr. Emil Sabbaga foi um expoente na nefrologia brasileira, admirado por uma legião de médicos que foram afortunados com seu convívio e formados por seu Serviço. A Diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia, gestão 2015-16, gostaria de expressar seu reconhecimento pela perda inestimável do Prof. Emil Sabbaga.

Um pouco da vida e obra do Prof. Dr. Emil Sabbaga

Prof. Dr. Emil Sabbaga nasceu em 16 de outubro de 1926. Graduou-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1951. A seguir fez a residência em clínica médica no Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP de 1952 a 1954. Pouco tempo depois continuou seus estudos nos Estados Unidos da América, na Harvard Medical School, como research-fellow de doenças renais nos anos de 1961 e 1962.

Em 21 de janeiro de 1965 foi realizado o primeiro transplante renal do Brasil no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pela equipe da Clínica Urológica. Chefiada pelo Prof. J. Geraldo de Campos Freire e pelo Prof. Emil Sabbaga, do departamento de Clínica Médica (2a. ​​Divisão do Ser​viço do Prof. Luiz V. Decout), com a colaboração do Prof. Geraldo Verginelli, do Departamento de Cirurgia (Serviço do Prof. Alípio Corrêia Neto).
Prof. Dr. Emil Sabbaga foi chefe da Unidade de Transplante Renal do HC de 1967 até 1996, quando se aposentou.
Acompanhou, pessoalmente, mais de 4.000 transplantes renais no HC-FMUSP e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz , onde também foi chefe de Serviço de Transplantes de Órgãos.
Em 1972, defendeu seu Doutorado em Nefrologia FMUSP com a tese Estudo Clínico de 100 Casos de Pacientes Portadores de Aloenxerto de Rim.
Em 1987, com a tese 1.000 Transplantes Renais – Vinte Anos de Experiência passou a ser professor livre-docente .
Em 1998, foi agraciado com a medalha nacional de Mérito Médico concedida pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Em 2000, no XVIII Congresso Internacional de Transplantes realizado em Roma, recebeu homenagem pública pelo “desenvolvimento do transplante de órgãos em todo o mundo”.
Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e membro de diversas sociedades médicas internacionais : Sociedade Internacional de Nefrologia; Sociedade Latino-Americana de Nefrologia, Sociedade Brasileira de Investigação Clínica, Academia de Medicina de São Paulo, Sociedade Brasileira do Metabolismo Ósseo e Mineral (Sobemom), Sociedade Brasileira de Urologia (honorário),  American Society of Transplantation Physicians(convidado), Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial, Sociedade Latino-Americana de Nefrologia e Inter American Society of Hypertension.

A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) concede a cada dois anos o “Prêmio Emil Sabbaga” para o melhor trabalho em transplante. O Prof. Emil Sabbaga publicou mais de 270 trabalhos científicos, sendo  76 em revistas internacionais. Recebeu da Universidade de São Paulo o título de “Pioneiro dos Transplantes”.
Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>