O livro “Um despertar: os bastidores de um transplante” é explícito. Ele foi escrito por “não escritores” e isso dá a ele uma legitimidade especial. O material, redigido em primeira pessoa, apresenta de forma simples e direta todas as inquietudes, preocupações, alegrias e tristezas que uma intervenção cirúrgica dessa magnitude é capaz de produzir no ser humano.
A obra conta também com um prefácio espontâneo e verdadeiro de um dos maiores nefrologistas do Brasil: Prof. Dr. Luiz Estevam Ianhez. Com especialidades em Nefrologia, Cardiologia e Clínico Geral o Dr. Luiz Estevam escreveu três livros de singular importância na temática transplante renal; quais sejam: “Transplante Renal: Aspectos Clínicos e Práticos”, “Transplante Renal: Seguimento a longo prazo” e “História da Unidade de Transplante Renal da Divisão de Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo”.
Com boa dose de emoção e sinceridade o texto mostra as dificuldades que foram superadas e como lutar pela própria vida pode ser, além de assustador, muito enobrecedor.